terça-feira, 21 de agosto de 2007

A ciência explica

Meninas são cor-de-rosa e meninos são azuis desde a maternidade, mas a escolha pelas cores parece ir além dos aspectos culturais. Pesquisa publicada hoje na revista "Current Biology" sugere que há uma base biológica por trás dessa preferência. Em um estudo com 208 pessoas entre 20 e 26 anos, cientistas descobriram que as mulheres de fato tendem a preferir rosa -ou pelo menos um matiz mais avermelhado do azul, que parece ser a cor favorita da espécie humana. No estudo, os voluntários tinham de rapidamente escolher uma cor a cada par de retângulos coloridos mostrado na tela de um computador.No grupo de pesquisa havia 37 chineses e 171 britânicos, o que teria permitido aos cientistas eliminarem o efeito cultural. Tons de azul foram escolhidos pelos dois sexos, mas as mulheres apresentaram um viés por cores mais avermelhadas, concluiu Anya Hurlbert, da Universidade Newcastle. Segundo ela, esse viés pode ter sido favorecido pela evolução pelo fato de as mulheres no passado precisarem distinguir frutos vermelhos em árvores.
DO "INDEPENDENT"
Fonte: UOL
......................
Comentário gramuroso: a julgar pelo meu horror por coisas excessivamente rosas (pecado que pago diariamente enfrentando o apreço de minha pink daughter pela cor), eu teria morrido de fome no passado.

10 comentários:

Anônimo disse...

eu amo vermelho, mas estou pensando seriamente num vestido azul klein para o casamento da amiga (eu e os casamentos. serão pelo menos três até o final do ano. preparem-se)

Anônimo disse...

aliás, vou precisar de muito, muito apoio para o último dos três casamentos. vou ser madrinha. de modo que preciso dosar o gramur

Anônimo disse...

mãe carol, duvido que você passasse fome com seus poderes

Anônimo disse...

É meio óbvio que as mulheres gostam de rosa por causa dos frutos vermelhos, afinal existe algum fruto azul? A cor rosa foi uma imposição da natureza e não um escolha! garanto que se existisse um fruto azul, a história da humanidade seria outra!

Anônimo disse...

Aliás, aspirador, não existe nenhuma comida azul. Mas o céu, que vemos todo-santo-dia (sujeito às condições climáticas) é azul, tipo, é uma influência maior que alguns pontinhos vermelhos na 'árvre'.

Anônimo disse...

e as árvres são como nozes.

Anônimo disse...

milkybar é azul

Anônimo disse...

grória, cê tem razão com o argumento do céu azul! também, não me interessa muito essa polêmica, já que minha cor preferida é roxo - que nada mais é do que vermelho misturado com azul! he he he (não sou gay, nem sou andrógina, sou pela complementariedade dos sexos!. filosofei!

Anônimo disse...

ah! lembrei de uma coisa de comer azul: gelatina tuti-fruti! além de tudo, deixa a língua azul também!

Anônimo disse...

verdade?